Esboço time line com links e imagens

INFOGRAFIA PRÉ-HISTÓRICA
As raízes da infografia têm sua origem na pré história.

1 – Os mapas mais antigos foram encontrados pintados numa parede na cidade de Çatal Hüyük, na Turquia, em 6200 a.C. (foto)

2 – O Mapa de Gasur, de 3800a.C. e 2500 a.C, foi encontrado na região nordeste do atual Iraque. É o mapa mais antigo descoberto e foi desenhado numa pequena placa de barro cozido ao sol por moradores da antiga Mesopotâmia. Representa o rio Eufrates, montanhas e outros acidentes geográficos da região

3 – As pinturas rupestres simbolizam os primeiros indícios da comunicação visual.

4 – Os mapas anamórficos do Egito (marcas ou símbolos do tipo comercial)

5 – Os mapas e desenhos gregos do corpo humano

6 – Diagramas de árvores genealógicas da Idade média

7 – O Plano de Nippur encontrado na Mesopotâmia, é considerado o primeiro desenho informativo

INFOGRAFIA MÉDIA
Em 1436, Johannes Gutemberg inventa a imprensa. O grafismo recebe outro tratamento, sobretudo nas obras sagradas. O exemplo mais enfático é a Bíblia Pauperum, impressa depois dos tipos móveis de Gutenberg.
1 – O primeiro mapa mundi do navegante e cartógrafo Juan de La Cosa é de 1500.
2 – Entre 1510 e 1513, Leonardo da Vinci estudou fetos, de que resultaram obras que podem ser consideradas como infografias de grande complexidade.

3 – Em 1626, Christoph Scheiner usou uma série de imagens para explicar a rotação do sol no tempo (por manchas solares).
4 – Em 1630, o cartógrafo holandês Hondius elaborou um mapa mostrando o globo inteiro, representado em dois hemisférios
5 – Em 1786, William Playfair publicou o primeiro gráfico de barra, com dados estatísticos que representavam a economia do século XVIII no livro The Commercial and Political Atlas.

INFOGRAFIA MODERNA –
A primeira metade do século 19 foi responsável por uma explosão no crescimento de gráficos estatísticos e mapeamentos temáticos, graças as inovações obtidas no século anterior.

1 – Em 1861, Charles Joseph Minard criou um infográfico sobre a marcha de Napoleão sobre Moscou.

INFOGRAFIA ANALÓGICA – A partir da década de 1920 surgiram tecnologias que permitiram o envio de imagens via cabo ou antenas.

1 – Em 1931, Harry Beck projetou o mapa de metrô de Londres. Antes desse infográfico, várias linhas de metrô eram representadas geograficamente. Beck percebeu que a localização geográfica era informação supérflua para os usuários de metrô. Eles queriam saber apenas a ordem e relação das estações entre si, para decidir onde mudar de estação.

2 -1940 – Durante a Segunda Guerra Mundial, os infograficos são usados para dissecar armas e todo tipo de tema ligado a defesa: submarino, avião, armamento, rasante de avião de caça, etc.


INFOGRAFIA DIGITAL – O desenvolvimento de softwares e sistemas de computador altamente interativos foram a alavanca de tudo. A chegada da interface gráfica dos Macintosh e Windows 95 alavancou as possibilidades visuais no jornalismo. Podem ser animados, interativos e digitais.

1 – Página da previsão do tempo montada por George Rorick. O diário inaugura uma era da impressão colorida que se espalha pelo mundo.
http://www.usatoday.com/news/religion/2009-03-09-ARIS-faith-survey_N.htm

2 – Em 1991, com o início da Guerra do Golfo, a infografia teve sua visibilidade aumentada, devido a escassez de fotografias.

3 – Em 1999, os jornais El País e El Mundo se tornam referências internacionais, com infográficos interativou ou animados.
http://www.elmundo.es/graficos/multimedia/internacional_hist.html
http://www.elpais.com/graficos/
http://www.elpais.com/graficos/economia/caida/Enron/elpgraeco/20021202elpepueco_1/Ges/
1999 – Leland Wilkinson escreve “A Gramática dos Gráficos” neste ano, um dicionário com regras gramaticais para dados e gráficos.

4 – Em 11 de setembro de 2001, data dos atentados ao WTC, ocorre o boom das  infografias na Web.  A primeira infografia interativa do El Mundo já estava no ar ao meio-dia, algumas horas após o atentado.
http://www.elmundo.es/elmundo/2001/graficos/septiembre/semana2/atentados/atentados2.html

5 – Em 2007, durante a premiação do Malofiej, o Oscar mundial da categoria, o The New York Times ganhou a medalha de ouro com o gráfico Sector Snapshot: Retailing. É um infográfico no qual as bases de dados se sobressaiam dentro da estrutura infográfica com atualização contínua.
http://www.nytimes.com/packages/html/business/20060402_SECTOR_GRAPHIC/index.html

6 – Em 2010, o jornal The Guardian publicou um infográfico animado sobre como se espalham as cinzas do vulcão islandês que entrou em erupção e interrompeu o tráfego aéreo na Europa.
http://www.guardian.co.uk/uk/interactive/2010/apr/15/volcano-airport-disruption-iceland


Deixe um comentário